Perguntas que deve fazer antes de comprar um programa de treino cerebral.
Quanto mais você sabe sobre a relação entre envelhecimento e declínio cognitivo, mais pessoas estão interessadas em treinar e melhorar a saúde cerebral. Existem muitos programas de estimulação cognitiva hoje em dia, mas não são todos iguais e não são todos efetivos. Aqui propomos algumas perguntas que você deve se perguntar para decidir qual programa pode ser o mais adequado para si:
-
O programa é apoiado pela comunidade científica (neuropsicólogos ou neurologistas)?
Os neuropsicólogos especializam-se em medir e compreender a cognição humana e a estrutura e função do cérebro.
-
Em caso afirmativo, publicaram-se os estudos científicos revisados? Quantos?
Um cientista que não publicou nenhum estudo não pode fazer reivindicações científicas.
-
Quais são as vantagens de usar este programa e quantas habilidades cognitivas pode treinar com estimulação cognitiva?
Alguns programas apresentam as vantagens de um treino cognitivo de forma ambígua. Isso causa desconfiança, já que não se sabe exatamente se o programa produzirá mudanças positivas no cérebro. É importante procurar informações específicas sobre os resultados que você pode esperar de qualquer programa de treino mental.
-
O programa lhe diz a parte do cérebro ou as habilidades cognitivas que treina, e fornece uma avaliação independente para medir a evolução cognitiva?
A coisa mais importante a respeito de usar um programa de estimulação cognitiva é se ele vai melhorar o seu dia a dia. Para medir a sua eficácia, um programa de treinamento cerebral deve fornecer avaliações personalizadas e tarefas diferentes dos exercícios de treino.
-
O programa está claramente estruturado e diz-lhe quantas horas e dias por semana deve treinar?
O treino cognitivo não tem resultados imediatos. Deve fazer os exercícios frequentemente para ver as vantagens. Portanto, é importante encontrar um programa que informe os resultados necessários para alcançar e manter uma melhoria notável nas habilidades cognitivas.
-
Isso varia e muda o treino do cérebro para que pratique algo novo cada vez que treina?
Quando o cérebro faz sempre os mesmos exercícios, aprende a automatizar essas tarefas, o que torna o treino menos efetivo. A única maneira de alcançar e manter a saúde cerebral ideal é treinar constantemente e desafiar o cérebro.
-
Motiva-lhe o programa, ou acha que é fácil depois de jogar um pouco?
Para que um programa de treino cerebral funcione realmente, deve ser capaz de medir a sua evolução e propor tarefas cada vez mais difíceis, isso ajudará a melhorar.
-
Adapta-se aos seus objetivos pessoais?
Todos temos objetivos diferentes quando se trata de manter e melhorar a saúde do cérebro. Procure um programa de estimulação cognitiva que pode medir suas habilidades cognitivas e oferecer-lhe um treino personalizado que se adapte às suas características e necessidades pessoais.
-
É adequado para o seu estilo de vida?
Alguns programas de exercícios cerebrais produzem resultados a curto prazo, mas são difíceis de manter e podem ser pouco úteis para si. Precisa escolher um programa que o avalia desde o início e que se adapta às necessidades e ao aprendizado de cada pessoa individualmente.
-
Está preparado para começar ou ainda lhe custa pensá-lo?
Um stress exagerado pode reduzir - mesmo inibir - a nuerogênese, que é a criação de novos neurónios ou células cerebrais. O melhor programa de treino cerebral para si será aquele que lhe oferece um treino personalizado, que não é nem muito difícil nem muito fácil, e que se adapta às suas necessidades à medida que treina.