CogniFit: Jogos para treinar a memória
Programa de treino cognitivo para melhorar a capacidade da memória
Treine online com os jogos de memória da CogniFit e potencie as suas habilidades cognitivas
Aceda a este recurso de treino da memória
Desafie o seu cérebro e fortaleça o seu potencial adaptativo com este jogo de memória
O programa de estimulação cognitiva para a memória da CogniFit permite activar e treinar os diferentes processos mentais implicados na nossa capacidade de armazenar e recordar informação.
A dificuldade dos jogos de memória para adultos e crianças da CogniFit vai-se adaptando à medida que vamos treinando. Este recurso científico foi aperfeiçoado para medir de maneira contínua a capacidade do cérebro para codificar, reter e recuperar a informação que recebemos do meio-envolvente. A tecnologia patenteada da CogniFit modula automaticamente a complexidade e tipologia das tarefas de reabilitação da memória, ajustando as exigências cognitivas dos jogos às características únicas de cada pessoa (idade, défices e/ou alterações cognitivas, etc...).
É frequente pensar que a memória é algo inato. Mesmo assim, está demonstrado que, com um treino cognitivo adequado, esta capacidade pode exercitar-se, reabilitar-se e melhorar-se. O programa de intervenção cognitiva da CogniFit, baseado nos jogos de memória online, é ideal tanto para pessoas saudáveis como para pessoas que estão preocupadas pela perda de memória, ou que sofrem algum tipo de declive cognitivo.
Os exercícios e jogos para a memória para adultos e crianças da CogniFit são usados para que tanto crianças, adolescentes, adultos como idosos possam activar e fortalecer e reabilitar a sua capacidade de memorização e comparar o seu estado cognitivo com o resto da população mundial.
A CogniFit oferece um conjunto de jogos de memória online totalmente personalizada e adaptada aos pontos fortes e fracos de cada pessoa.
Como estimulam e fortalecem a memória os jogos da CogniFit?
Os jogos para treinar a memória para adultos e crianças da CogniFit, permitem através da plasticidade cerebral, activar e fortalecer a capacidade do cérebro para armazenar e recordar informação.
Ao treinar o cérebro com estes jogos de memória para adultos e crianças lideres no campo da intervenção cognitiva, estimulam-se determinados padrões de activação neuronal. A repetição destes padrões através de jogos de memorizar ajuda a fomentar a criação de novas sinapses e mielinizar circuitos neuronais capazes de recuperar ou organizar a função da nossa memória.
O programa de estimulação cognitiva da CogniFit foi criado para estimular o potencial adaptativo do sistema nervoso.Os jogos de treino e reabilitação da memória da CogniFit são ideais para qualquer pessoa que procure pôr à prova e melhorar o estado desta capacidade cognitiva.
Devemos ter em conta que um treino não consiste em realizar actividades aleatórias. Não chega com practicar jogos de memória soltos que encontramos na Internet. Um treino cognitivo apropriado, requer um objectivo terapêutico, um marco teórico e uma regulação dos exercícios, como o que oferece a CogniFit. Só assim saberemos que o nosso cérebro está a receber a estimulação cognitiva adequada.
JOGOS DE MEMÓRIA: Habilidades cognitivas treinadas
Vantagens dos jogos para treinar a memória da CogniFit
A CogniFit é a plataforma lider no treino da memória para adultos e crianças através de jogos online. Todos os exercícios e tarefas de memória foram desenhados por especialistas em plasticidade cerebral, estimulação e reabilitação cognitiva. Utilizar este suporte informático oferece muitas vantagens:
- Qualquer utilizador particular ou profissional pode usar sem dificuldade este programa de jogos para a memória para adultos e crianças. Não é necessário ter conhecimentos sobre neurociência, ou informática.A CogniFit permite uma gestão intuitiva, ágil e eficaz das tarefas e resultados do treino para a memória.
- O desenho atractivo dos jogos favorece a motivação dos utilizadores, especialmente das crianças, facilitando o seu compromisso com o treino.
- Os treinos da memória da CogniFit estão desenhados para poder ajudar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos) saudáveis ou com alguma patologia.
- As instrucções e os resultados deste treino para a memória têm um formato interactivo, o que ajuda à compreensão das explicações.
- Os resultados dos jogos para a memória fornecem um feedback rápido e preciso. Isto permite estar ao dia dos nossos progressos e do nosso estado cognitivo.
- As pontuações de cada sessão são aplicadas para adaptar a dificuldade e as exigências do treino de maneira automática, conseguindo assim uma intervenção personalizada.
- Os dados são recolhidos e codificados durante o treino, de maneira que podemos concentrar-nos exclusivamente em realizar correctamente a tarefa. A ferramenta da CogniFit analisa e compara estes dados de maneira autónoma, pelo que não necessitamos fazer nenhum cálculo para ver a nossa evolução cognitiva.
- Os exercícios da memória da CogniFit adaptaram-se, na medida do possível às limitações ou défices cognitivos do utilizador, pelo que são altamente acessíveis.
- Os jogos de memória da CogniFit permitem treinar muitos dos principais processos e habilidades cognitivas implicadas nas tarefas de reter, codificar e recuperar informação, como a memória fonológica a curto prazo, a memória a curto prazo, a memória visual a curto prazo, a memória de trabalho, a memória não verbal, o reconhecimento e a memória contextual.
- Ao tratar-se de uma plataforma online, pode aceder-se aos jogos de memória da CogniFit desde qualquer ponto com acesso à internet. Isto permite realizar reabilitação à distância ou tele-estimulação cognitiva. Assim, os profissionais podem supervisionar desde o seu computador a evolução cognitiva de pacientes sem necessidade de estar presentes.
O programa de treino e os jogos de memória da CogniFit são os mais indicados para mim?
Devido ao seu atractivo desenho e à sua estructura interactiva, os jogos de treino para a memória da CogniFit podem ser usados practicamente por qualquer pessoa.
A CogniFit está a pensada tanto para pessoas saudáveis que queiram melhorar a sua memória, como para pacientes com transtornos ou dano cerebral que procurem recuperar e fortalecer a sua capacidade de codificar, armazenar e recuperar lembranças. Os jogos de memória da CogniFit são uma excelente ferramenta complementária a uma reabilitação neuropsicológica:
- Depois de sofrer uma doença ou uma lesão cerebral, uma correcta reabilitação cognitiva permite ao paciente restaurar, compensar ou substituir dentro do possível as funções alteradas da memória. As amnésias retrógradas, (incapacidade para recordar eventos passados) e anterógradas (incapacidade de incorporar novas lembranças) são muito comuns depois de sofrer um ictos ou traumatismo craneo-encefálico. Este tipo de transtornos dificulta muito a vida diária dos pacientes, pelo que é muito importante aplicar uma adequada reabilitação da memória o antes possível.
- No caso de uma doença neurodegenerativa, a estimulação e treino cognitivo pode ajudar a ralentizar o avanço e a acentuação da degradação. A demência mais comum é a Doença de de Alzheimer, caracterizada pela sua progressiva perda de memória (incapacidade para codificar, armazenar e recuperar informação). A informação cognitiva da memória pode permitir aos pacientes com esta doença conservar as suas capacidades durante mais tempo.
- O cérebro tem a capacidade de re-organizar a sua ligação cerebral depois de um dano cerebral. Mesmo que não se possa recuperar a actividade do tecido cortical morto, as áreas adjacentes podem adoptar parte da função perdida através da estimulação adequada. Assim, podemos recuperar até certo ponto, funções da memória através de outras áreas cerebrais que assumem a sua função.
- As crianças com problemas de neuro-desenvolvimento também podem beneficiar-se da estimulação cognitiva e dos jogos de memória da CogniFit. As pessoas com transtorno como a dislexia, o TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou o TDAH (Transtorno por Défice de Atenção con Hiperactividade), entre outros, podem melhorar as capacidades cognitivas como a memória através de treino cerebral.
- Em alguns transtornos psicológicos, como a esquizofrenia, também existe uma alteração de diferentes habilidades cognitivas. Estas também podem ser estimuladas através dos treinos e jogos de memória da CogniFit.
- O cérebro pode modificar o seu funcionamento e estructura para adaptar-se às exigências do nosso meio-envolvente. As pessoas saudávies também podem melhorar o rendimento da memória através de um treino apropriado.
Além de ser útil tanto para pessoas saudáveis como para pessoas com algum transtorno, os jogos de memória da CogniFit também estão pensados para todas as idades:
Treino e jogos de memória para crianças e adolescentes
Treino e jogos de memória para adultos
Treino e jogos de memória para adultos e idosos
Quanto tempo devo dedicar a treinar com os jogos de memória da CogniFit?
As sessões completas de treino automatizado para a memória duram normalmente aproximadamente 10 a 15 minutos. Recomenda-se realizar duas ou três sessões por semana repartidas em dias não consecutivos. Para facilitar a adesão ao treino, a CogniFit pode enviar recordatórios das sessões.
Em cada sessão de treino para a memória, a ferramenta da CogniFit proponderá automaticamente dois jogos de estimulação cerebral e uma tarefa de avaliação cognitiva. Assim sendo, podemos treinar e medir facilmente a evolução da nossa memória e dos diferentes sub-tipos desta: memória a curto prazo, memória do trabalho, etc...
Jogos de Memória: Que exercícios compõem o treino da memória da CogniFit?
O treino para a memória da CogniFit está composto de diferentes jogos online. Alguns centram a sua dinámica em gerar uma grande petição para o nosso sistema amnésico, enquanto que, noutros jogos, a petição de memória é mais sutil.
- Doce memóriaPara avançar neste jogo para estimular a memória teremos que codificar, armazenar e recuperar da nossa memória diferentes tipos de informação. Ao realizar este exercício, estamos a activar os padrões neuronais implicados na capacidade de armazenar lembranças. Melhorar esta capacidade cognitiva pode ajudar-nos a ser mais eficazes em actividades do nosso dia-a-dia, como por exemplo, estudar ou recordar onde deixámos as chaves de casa.
- NenúfaresNeste jogo para treinar a memória é necessário reter e recordar a ordem em que se iluminam os estímulos. Practicar este jogo, podemos estimular as ligações cerebrais relacionadas com diferentes tipos de memória. Este exercício pode ajudar-nos, por exemplo, a armazenar a maior quantidade de informação na nossa memória com menos esforço.
- Simbolos UnidosNeste jogo de memória devemos recordar qual dos estímulos que nos mostram estavam presentes anteriormente. Ao realizar este exercício estamos a activar e a fortalecer os circuitos neuronais da memória. Reforçar estas ligações pode ajudar-nos em actividades quotidianas como recordar a cara dos nossos clientes, saber onde estacionamos o carro, ou simplesmente fazer a compra.
- Cinta numéricaEste jogo para a memória foi criado para pôr à prova a nossa capacidade de armazenamento e manipulação mental da informação. Para avançar, devemos reter mentalmente os diferentes números que aparecem no ecrã e realizar correctamente cálculos mentais. Ao realizar este exercício, fortaleceremos as redes neuronais implicadas na nossa memória de trabalho. Melhorar esta importante habilidade cognitiva ajudar-nos-à a ser mais eficazes nas actividades da nossa vida diária que impliquem tarefas cognitivas complexas. Como por exemplo, a compreensão da linguagem, a leitura, as habilidades matemáticas, a aprendizagem ou o raciocínio.
- Cruza-fichasPara avançar neste jogo de memória teremos que recordar a posição dos estímulos que aparecem no ecrã. Ao realizar este exercício podemos fortalecer as ligações neuronais relacionadas com a memória não verbal. Melhorar o estado desta capacidade cognitiva permite-nos ser mais eficazes no momento de estudar imagens relevantes com maior facilidade.
- EncruzilhadaNeste jogo de memória teremos que recordar a posição de um estímulo enquanto prestamos atenção aos outros. Ao realizar este exercício e reter mentalmente a informação, estamos a estimular a nossa memória visual a curto prazo. Melhorar esta habilidade cognitiva pode ajudar-nos, por exemplo, em ambientes educativos, quando temos que recordar o que apareceu no quadro antes de apagá-lo. Ao treinar esta habilidade cognitiva, podemos ser mais eficazes neste tipo de situações.
- Rebenta-balõesPara passar de nível neste jogo teremos que memorizar os padrões de aparição dos diferentes estímulos. Ao realizar este exercício estamos a estimular as ligações do nosso sistema de memória. Melhorar estas habilidades cognitivas ajuda-nos a reter com maior facilidade diferentes tipos de informação na nossa vida diária.
- Hiper-espaçoEste jogo de memória foi criado para melhorar a nossa capacidade de reter e manipular mentalmente a informação espacial. Ao realizar este exercício estamos a estimular a nossa memória de trabalho. Melhorar esta habilidade pode ajudar-nos a realizar de forma mais eficiente cálculos mentais e outras actividades do nosso dia-a-dia.
- A gasolineiraPara avançar neste jogo de memória teremos que recordar e organizar mentalmente a informação com a que devemos interactuar. Ao realizar este exercício, pedimos um esforço às áreas cognitivas implicadas na nossa memória do trabalho. Melhorar o estado desta habilidade pode ajudar-nos a ser mais eficazes em actividades quotidianas, como por exemplo quando temos que recordar um número antes de apontá-lo.
- Ténis-bombaEste jogo para a memória foi criado para melhorar a nossa capacidade de reter, armazenar e recuperar a informação, através dos estímulos que nos apresentam os níveis avançados. Ao practicar este jogo é possível aumentar os recursos que aplica o nosso cérebro para a memória. As pessoas com problemas nesta habilidade cognitiva têm dificuldades para ser eficazes em inumeras actividades quotidianas, como por exemplo prestar atenção a uma conversa e responder com a nossa opinião.
- Quebra-cabeçasPara avançar no jogo de memória é melhor que mantenhamos mentalmente a informação que vemos no início. Practicando este exercício activamos os padrões neuronais implicados na capacidade de armazenar lembranças. Melhorar a nossa memória pode ajudar-nos a compreender os textos lidos com maior facilidade.
- MahjongÉ necessário que recordemos a posição dos estímulos para avançar neste jogo de memória da maneira mais eficaz possível. Practicando este exercício, podemos estimular as ligações neuronais relacionadas com a memória não verbal. Manter esta habilidade cognitiva em bom estado pode ajudar-nos em certas actividades quotidianas com maior facilidade.
- SudokuNeste jogo da memória teremos que reter e manipular mentalmente a informação. Treinando esta actividade, podemos estimular os padrões de activação cerebral implicados na nossa memória de trabalho. As pessoas que têm problemas nesta habilidade cognitiva, podem apresentar dificuldades para realizar cálculos mentais e outras actividades do nosso dia-a-dia.
- Pares e somasPara passar de nível neste jogo de memória teremos que reter temporalmente a informação dos estímulos. Practicando este jogo é possível fortalecer os circuitos neuronais implicados na memória. Melhorar esta capacidade cognitiva pode servir para reduzir os erros ao fazer contas no papel ou ao ler algum texto.
- PalavrasSe queremos avançar neste jogo de memória, será necessário que conservemos mentalmente, durante um curto período de tempo, a posição dos estímulos. Esta actividade não permite estimular os padrões cerebrais relacionados com a memória. Treinar esta habilidade cognitiva pode ajudar-nos a reduzir certas dificuldades da nossa vida académica, laboral ou quotidiana.
- Visão 3DEste jogo de memória foi desenhado para manter mentalmente parte da informação dos estímulos. Practicar este exercício pode servir-nos para fortalecer as ligações neuronais relacionadas com a memória não verbal. As pessoas com problemas nesta habilidade cognitiva podem apresentar dificuldades para codificar, armazenar e recuperar informação.
O programa de treino e os jogos de memória da CogniFit são únicos
A CogniFit é um instrumento líder no campo da estimulação cognitiva para a memória. O programa do treino incorpora uma série de exercícios multi-dimensionais, standard e validados clínicamente que combinam diferentes actividades terapêuticas: Técnicas clássicas de reabilitação, aprendizagem e actividades pedagógicas especialmente desenhadas para por profissionais para re-treinar a memória e outras habilidades cognitivas que mais necessite cada pessoa, ajudando a optimizar a sua eficácia e transformando-as numa habilidade.
A dificuldade de cada um dos exercícios que compõem o treino para a memória da CogniFit vão-se adaptando à medida que treinamos. Esta tecnologia patenteada foi desenhada por uma equipa internacional de cientistas, neurologistas e psicólogos que investigam os últimos descobrimentos e avanços sobre o cérebro e a memória.
O treino para melhorar a memória da CogniFit é único, porque permite medir continuamente o desempenho do usuário e seleccionar automaticamente a tipología e complexidade das tarefas que melhor se ajustam aos resultados cognitivos da pessoa. Isto permite desafiar de maneira contínua as habilidades cognitivas de cada usuário para que melhorem.
O treino cognitivo personalizado da CogniFit recolhe os dados cognitivos e fornece um interessante e completo relatório sobre o desempenho do usuário em cada nível. Desta forma, pode-se revisar o índice de melhoria, o nível cognitivo inicial e actual da memória e outras capacidades cognitivas, etc.
O que acontece quando não treino a minha memória?
A memória é uma função cognitiva fundamental no nosso dia-a-dia. Um mau estado desta capacidade pode reduzir muito a nossa qualidade de vida. A perda de memória acontece de maneira mais comum durante o envelhecimento normal, mas também podem aparecer problemas de memória em alterações de diferentes tipos, como transtornos do desenvolvimento, lesões cerebrais, doenças neuro-degenerativas, etc... Por isto mesmo, é tão importante cuidar e treinar o seu estado.
O nosso cérebro é um órgão muito completo e eficiente. Está desenhado para poupar recursos. Quer dizer, tende a eliminar ou debilitar as ligações neuronais que menos se utilizam. Se não aplicamos normalmente a nossa memória, o nosso cérebro deixará de aportar recursos para esses padrões de actividade neuronal. Isto provocaría uma diminuição da nossa eficácia, ao ter mais dificuldades para aprender coisas novas, para recordar acontecimentos recentes ou do passado, para compreender frases longas, para saber como realizar um percurso, para reconhecer as caras dos nossos familiares, para saber que tarefas temos pendentes, etc.
Para evitar isto, necessitamos activar os processos mentais relacionados com a memória de maneira sistemática. Umas das ferramentas mais eficazes para activar e fortalecer esta capacidade cognitiva são os treinos e jogos da CogniFit. Este programa, lider em estimulação cognitiva, oferece um treino multi-dimensional e sistemático da memória e outras habilidades cognitivas. Assim, poderemos activar e fortalecer os padrões neuronais implicados no processo de codificação, armazenamento e recuperação da informação.