De que partes se compõe o nosso cérebro? O cérebro humano é um dos órgãos mais complexos do nosso corpo. Compõe-se de diferentes parte ou estructuras que realizam funções diferentes. O cérebro e as suas partes trabalham de forma coordenada e unitária. Para que isto aconteça, as diferentes partes do cérebro usam as milhares de ligações que estabelecem entre elas e com o resto do corpo. Em seguida mostrar-lhe-emos uma descrição da estructura do cérebro, as suas diferentes partes do cérebro humano e funções.
Partes do cérebro. Anatomia do cérebro
Aceda a exercícios clínicos de avaliação cerebral
Estimula múltiplas áreas cerebrais
Ajuda a fortalecer as estructuras cerebrais implicadas nas principais habilidades cognitivas, experimente já!
Estructura do cérebro
O cérerbro humano forma parte do Sistema Nervoso Central (SNC). No SNC distinguimos 2 partes: o encéfalo e a medula espinal.
- O encéfalo é a parte central do SNC que está fechada e protegida dentro do crâneo. O cérebro é apenas uma parte de todo o encéfalo (embora se possa dizer que é a parte mais representativa).
- A medula espinal é um longo cordão esbranquiçado localizado no canal vertebral e que actua como uma espécie de auto-estrada encarregue de transmitir toda a informação entre o cérebro e o resto do corpo.
Portanto, o cérebro e o encéfalo não são o mesmo. Para poder diferenciar bem o que é o encéfalo e o cérebro, devemos conhecer a divisão do desenvolvimento embrionário do SNC. Em termos gerais, durante o seu desenvolvimento, o cérebro humano está dividido em três "cérebros" diferenciados de acordo com o seu nível de desenvolvimento filogenético: Rombencéfalo ("Cérebro caudal ou posterior"), Mesencéfalo ("Cérebro medio"). ") e Proscencéfalo ("Cérebro anterior ").
O ROMBENCÉFALO, OU CÉREBRO POSTERIOR: É a estructura mais antigua e menos evolucionada, presente em todas as espécies vertebradas. A estructura e a organização do cérebro posterior é mais simples. Está encarregue de regular as funções básicas para a sobrevivência e o controlo do movimento. As lesões nestas estructuras podem conduzir à morte ou incapacidades graves. Está situado na parte superior da medula espinal e está formado por várias estructuras:
- Mielencéfalo strong>: Esta estrutura irá evoluir na medula oblonga. Ajuda a controlar as funções automáticas, como a respiração, a pressão arterial, o ritmo cardíaco, a digestão ... etc. li>
- Metencéfalo strong>: Esta estrutura envolverá duas partes diferentes: a ponte do tronco cerebral (também conhecida como ponte Varolium, protuberância anular ou cervical). e o cerebelo. Por outro lado, a a ponte do tronco cerebral strong> é a porção do tronco encefálico localizada entre a medula oblonga e o mesencéfalo. A sua função é conectar a medula espinhal e a medula com as estruturas superiores dos hemisférios do córtex cerebral e / ou do cerebelo. Está envolvida no controlo de funções automáticas do corpo e tem um papel importante nos níveis de excitação (alerta) e consciência, e na regulação do sono. Em contraste, o cerebelo strong> está localizado abaixo dos hemisférios cerebrais, sendo a segunda maior estrutura do cérebro. O cerebelo integra toda a informação que vem das vias sensoriais e motoras do cérebro, então a sua principal função é o controlo do movimento. Também ajuda a controlar a postura e o equilíbrio, bem como permite que as pessoas aprendam a mover-se, andar, andar de bicicleta ... Além disso, também está envolvido em algumas atividades cognitivas relacionadas à linguagem, habilidades visoespaciais, memória, funções executivas, atenção ou mesmo emoções. Danos nesta estrutura podem causar problemas de movimento, coordenação e controlo postural, mas também causam disfunções nos processos cognitivos superiores com os quais está conectada. Li> ul>
O MESENCÉFALO OU CÉREBRO MÉDIO: É a estructura que une o cérebro posterior com o anterior e conduz os impulsos motores e sensitivos entre eles. O seu correcto funcionamento é um pré-requisito para a experiência consciente. As lesões nesta área do cérebro podem ser responsáveis, entre outras coisas, de alguns transtornos do movimento como os tremores, rigidez, movimentos estranhos...
O PROSENCÉFALO OU CÉREBRO ANTERIOR: Trata-se da estructura do encéfalo mais desenvolvida, evolucionada e a que tem uma organização e complexidade mais elevada. Consta de duas partes principais:
- Diencéfalo: Está oculto pelos hemisférios cerebrais, pelo que se situa "dentro" do cérebro. Está formado pelas estructuras mais importantes como o Tálamo e Hipotálamo.
- Tálamo: É como uma estação de retransmissão do cérebro: transmite a maioria dos sinais sensoriais percebidas (auditivas, visuais e do tacto) e permite que se processem em outras partes do cérebro. Também está implicado no controlo motor.
- Hipotálamo: É a glândula situada na zona central da base do cérebro. Tem um papel muito importante na regulação das emoções e de outras funções corporais como o apetite, a sede e o sono.
- Telencéfalo ou o “cerebrum”: Conhecido informalmente como o ""cérebro"". Envolve todo o côrtéx cerebral (fina capa de tecido cinzento, arrugado em estrias e dobras), o hipocampo e os gânglios basais... Durante o desenvolvimento embriológico, pode-se diferenciar entre "Neo-estriado", "Paleo-estriado" e "Arqui-estriado".
Anatomia cerebral e as suas funções
No entanto, no cérebro ou "cerebrum" (correspondente ao telencéfalo) podemos diferenciar diferentes áreas. As diferentes partes do cérebro e as suas principais funções são:
OS GÂNGLIOS BASAIS: São umas estructuras neuronais subcorticais, ou seja, que estão escondidas pelo côrtéx cerebral (ou hemisfério do cérebro). A sua principal função consiste em iniciar e integrar o movimento. Recebem informação do côrtéx cerebral e do tronco do encéfalo, processam-a e projectam de novo ao côrtéx, à medula e ao tronco encefálico para permitir a coordenação do movimento. Está formado de várias estructuras:
- Núcleo caudado, é um núcleo em forma de "C" que está implicado no controlo do movimento voluntário, mas também está involucrado em processos de aprendizagem e memória.
- Globo pálido
- Amígdala, que desempenha um papel importante nas emoções, sobretudo o medo. A amígdala ajuda a armazenar e classificar as recordações carregadas de emoções.
O HIPOCAMPO: É uma pequena estructura sub-cortical com forma de cavalo-marinho que tem um papel importantíssimo na formação da memória, tanto na classificação da informação como na memória a longo prazo.
O CÔRTÉX CEREBRAL: É uma fina capa de tecido cinzento (núcleos neuronais). Ao olho humano, podem ver-se uma grande quantidade de círculos, protuberâncias e circunvalações, o que lhe dá um aspecto característico. Esta estranha disposição permite aumentar a área do côrtéx cerebral disponível dentro do nosso crâneo. As circunvalações estão delimitadas pelas estrias ou sulcos cerebrais. Além disso, os sulcos que são especialmente profundos, denominam-se como fissuras. O côrtéx divide-se em dois hemísferios, direito e esquerdo, separados pela fissura inter-hemísferica (ou longitudinal) e unidos por uma estructura chamada corpo caloso que permite a transmissão da informação entre ambos. Em termos gerais, podemos dizer que cada hemisfério controla um lado do corpo, mas os controlos estão invertidos: o hemísferio esquerdo controla o lado direito do corpo e o hemísferio direito controla o lado esquerdo. A este fenómeno chama-se lateralização do cérebro.
CADA HEMISFÉRIO ESTÁ DIVIDIDO EM 4 LÓBULOS big> big>. Estes lóbulos estão delimitados por quatro sulcos cerebrais: sulco central ou Rolando, sulco lateral ou Silvio, sulco parietooccipital e o sulco cingular. As áreas do córtex cerebral restantes entre essas fissuras são o que conhecemos como lóbulos:
Referências p>
Squire, L.R. (1992) Memory and the hippocampus: a synthesis from findings with rats, monkeys and humans. Psychol Rev, 99, pp.195-231.
Miller, E. K. (2000). The prefrontal cortex and cognitive control. Nat Rev Neurosci, 1 (1), 59-65.
Miller, E. K. y Cohen, J. D. (2001). An integrative theory of prefrontal cortex function. Annu Rev Neurosci, 24, 167-202.
Kosslyn, S.M. (1994) Image and brain: thre resolution of the imaginery debate. Cambridge, Mass; MIT Press.